segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

QUESTIONÁRIO SISTEMA URINÁRIO III

  1. Cite quais são as funções dos rins?
  2. Descreva a fisiopatologia do edema.
  3. Explique como ocorre a formação de edema em caso de síndrome nefrótica.
  4. Diferencie Transudato e exsudato.
  5. O que é cistite e quais são as causas mais comuns desta patologia?
  6. O que é pielonefrite e quais são as causas mais comuns desta patologia?
  7. Um individuo diabético apresentando edema difuso realizou exames laboratoriais.O valor de albumina plasmática era de 2,5 g/dl e, além disso, houve a detecção de proteinúria intensa. Tendo base nestas informações o médico suspeitaria de qual patologia envolvendo o sistema urinário?

Valores de referência para albumina: 3,5 a 5,5 g/dL.
Clique ai em Comentários para ver as Respostas 

6 comentários:

  1. *Sugestões de Respostas*

    1)A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. Além dessa função excretora e Controlando a eliminação de água e sais da urina, esses órgãos mantêm a tonicidade do sangue adequada às necessidades de nossas células.

    2)Acúmulo de líquido, no espaço intersticial. A fisiopatologia do edema é devido: A pressão hidrostática, que tende a expulsar água e eletrólitos para fora da luz capilar; A Pressão oncótica das proteínas circulantes: Que se opõe á pressão hidrostática e que determina a pressão a retenção de líquido no interior da luz vascular; E a Permeabilidade capilar: A qual se comporta como membrana semipermeável, ou seja, permeável à água e aos eletrólitos e impermeável às proteínas.

    ResponderExcluir
  2. 5) Cistite é infecção urinaria baixa.As cistites são geralmente causadas por bactérias que sobem nas vias urinárias, pode surgir devido a má higienizaçao, ou higienizaçao de forma inadequada.

    Maryanna 3ºsemestre nutriçao

    ResponderExcluir
  3. 6)A pielonefrite é a infecção urinária que atingiu o rim. As bactérias ou microorganismos que entraram pela uretra passaram pela bexiga e se instalaram no rim. Nas mulheres, na maioria dos casos, isso ocorre pela contaminação e colonização perivaginal pela flora bacteriana fecal. O representante mais importante da flora bacteriana fecal é a Escherichia coli, responsável por 85-90% das infecções urinárias.


    A pielonefrite sempre é acompanhada de febre (> 37,5º C) e calafrios. A urina sai em pequenas quantidades, muitas vezes ao dia, sempre ardendo muito. Pode ocorrer gotejamento de sangue no final da micção. O paciente observa que a sua urina tornou-se mal cheirosa, turva e apresenta grumos (filamentos) no seu interior. Pode haver queixas digestivas, como náuseas, vômitos e anorexia. Desânimo, canseira e prostração podem ser importantes. No exame físico, o médico encontra febre, dor lombar a punho-percussão e, muitas vezes, dor à palpação abdominal.

    ResponderExcluir
  4. 4)TRANSUDATO: É o fluido de baixo conteúdo protéico, resultado de alterações na pressão hidrostática, com permeabilidade vascular normal. Exemplo de transudato: ASCITE, ou mais conhecido como Barriga'dagua, que é o acúmulo de líquidos (plasma sanguíneo) no abdome.

    EXSUDATO: Fluidos (como o pus) que passam através das paredes vasculares em direção aos tecidos adjacentes. Estes fluidos envolvem células, proteínas e materiais sólidos. O exsudato pode escoar de incisões ou locais onde haja inflamação ou infecção.

    ResponderExcluir
  5. 3)síndrome nefrótica, glomerulonefrite aguda e insuficiência renal crônica. A síndrome nefrótica é uma doença glomerular que resulta em proteinúria = 3,5 g/dia, hipoproteinemia, edema e hiperlipidemia. A maioria dos pacientes apresenta volume plasmático aumentado secundário a um defeito na excreção renal de água e sódio. A hipoalbuminemia ocorre pela intensidade das perdas urinárias e favorece a movimentação de líquidos para o interstício. Em casos graves, a hipoalbuminemia pode reduzir o volume plasmático levando a hipoperfusão renal e a retenção de sódio e água. Na glomerulonefrite aguda e na insuficiência renal crônica, o edema é frequente, mas apresenta menor intensidade.

    ResponderExcluir
  6. Fisiopatologia do Edema...

    http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Fisiopatologia_do_Edema

    ResponderExcluir